‘Profissão Repórter’ mostra as dificuldades enfrentadas por pacientes com câncer – Sessão TV.br
8 nov, 2017

Posted by | 0 Comments

‘Profissão Repórter’ mostra as dificuldades enfrentadas por pacientes com câncer

 

O Profissão Repórter desta quarta-feira (08) traz um retrato de pacientes de câncer que tentam retomar a vida depois do tratamento, dos desafios para voltar ao trabalho às burocracias para conseguir o auxílio-doença da Previdência. A doença atinge quase 600 mil brasileiros todos os anos.

A Previdência concede por mês, em média, 45 mil afastamentos , entre auxílios-doença e aposentadorias por invalidez, segundo o estado de São Paulo. Somente 4% são casos de câncer. A repórter Mayara Teixeira registrou a indignação de pacientes que chegam às perícias do INSS com laudos e exames, mas têm seu benefício negado. Eles reclamam do atendimento dos médicos peritos. O INSS afirma que a avaliação é técnica e as negativas não se relacionam à crise orçamentária da Previdência.

Um dos trabalhadores que está nessa batalha é Moysés Mattos. Ele é jardineiro, mora de aluguel com as três filhas pequenas. Há cinco anos tem um tipo raro de câncer que provocou lesões no pulmão. Ele não tem condições de trabalhar carregando peso e usando produtos químicos, mas mesmo assim há 3 meses teve o auxílio-doença suspenso pelo INSS.

A repórter Eliane Scardovelli acompanha a rotina da modelo Gislene Charaba. Há um ano ela teve um câncer de mama que atingiu também o osso do tórax. Gislene fazia desfiles e fotos cinco dias por semana.  Desde que ficou doente quase não consegue trabalho. Sua renda caiu setenta por cento e a batalha dela é para conseguir convencer a sociedade que ela tem condições de trabalhar como qualquer modelo. ” A gente não é lisinha, perfeitinha. Quero que as pessoas realmente aceitem as suas cicatrizes. São batalhas que a gente trava na vida”.

A repórter Nathalia Tavolieri viajou ao Rio Grande do Sul, o estado que registra o maior número de casos de câncer no país. Na cidade de Nova Plama, interior do estado, encontrou o agricultor Leonir. Há 16 anos ele trata um câncer de pele, resultado de mais de 40anos lidando com a terra debaixo de sol. Mesmo alertado pelos médicos para se afastar da lavoura, Leonir diz que não tem como sobreviver sem aposentadoria ou qualquer auxílio da previdência social.

 

O Profissão Repórter vai ao ar nesta quarta (08), após o futebol. Não perca!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: