“SessãoEntrevista” – um papo com Francis Helena Cozta, nos 20 anos de ‘Chiquititas’ – Sessão TV.br
2 ago, 2017

Posted by | 0 Comments

“SessãoEntrevista” – um papo com Francis Helena Cozta, nos 20 anos de ‘Chiquititas’

 

A primeira versão da novela ‘Chiquititas’ completou 20 anos de sua estreia no SBT e, para comemorar a data, fizemos uma entrevista com a atriz Francis Helena Cozta, intérprete da personagem Cris, a partir de 1997.

Nascida em São Paulo, ela começou a carreira aos 5 anos de idade fazendo filmes publicitários e aos 9 anos estreou na TV na novela ‘Éramos Seis’ do SBT interpretando a personagem Silvinha.

Francis é publicitária, formada também em ballet clássico pela Royal Academy of Dance já tendo sido premiada em diversos festivais de dança como coreógrafa.

Tem em seu currículo seis novelas, diversas peças teatrais e musicais, comerciais, tendo estudado na Casa do Teatro (Célia Helena), no Palco Studio (Beto Silveira) e atuação para TV e cinema com Karina Barum.

Francis nos concede uma entrevista e fala mais sobre ‘Chiquititas’ e também fala sobre sua carreira e novos projetos.

 

 

SessãoTV – Para começar, como Francis Helena Cozta se definiria?

Francis: Acho que sou uma mulher sonhadora, intensa, transparente e de muita fé. 

 

SessãoTV – Você estreou em novelas com 5 anos, em “Éramos Seis” no SBT. Essa vontade de atuar teve influência da família ou já era algo que você mesma manifestou querer?

Francis: Sempre foi uma certeza que eu tive dentro de mim. Minha mãe me colocou no ballet aos 3 anos e aos 5 me indicaram uma agência para atores mirins, e eu sempre adorei, tanto que nunca larguei, rs. 

 

SessãoTV – Após “Éramos Seis” você também participa de “Colégio Brasil” no próprio SBT. Como você vê esse início de carreira?

Francis: Em Éramos Seis tive a certeza que queria atuar pra sempre. Amava ficar no estúdio vendo as cenas dos atores mais velhos, prestar atenção em como faziam os sotaques etc. Vejo de uma forma mto carinhosa esse início. 

 

 

SessãoTV – Em 1997, você dá sequência a seus trabalhos no SBT e é escalada para o elenco de “Chiquititas”, um dos maiores sucessos da emissora até hoje. Como surgiu o convite?

Francis: Através da agência de atores por já ter feito as outras duas novelas na casa.  

 

SessãoTV – “Chiquititas” foi gravada na Argentina e isso mudou totalmente a vida de vocês. Como descreveria essa experiência para você como atriz e pessoa?

Francis: Foi maravilhoso morar em outro país e aprender outro idioma. Estudávamos numa escola argentina e toda produção falava castelhano. A princípio deu muito medo e tristeza, pois deixar a família, os amigos e o ballet aqui foi muito difícil, mas voltar da Argentina foi mais difícil ainda. Tínhamos liberdade lá e amo aquele país. Me fez amadurecer muito. 

 

SessãoTV – A Cris era uma personagem muito romântica. Essa também é uma característica marcante na Francis?

Francis: Sou sim. Não tanto qto ela, rs.

 

 

 

SessãoTV – “Chiquititas” está completando 20 anos de sua primeira versão neste mês de julho. Quando você relembra os anos que esteve gravando quais são os principais sentimentos que surgem?

Francis: Primeiro a saudade da Argentina e da rotina de gravações. Depois a doce lembrança dos amigos. 

 

Francis Helena em reencontro com Aretha Oliveira (Pata) e Fernanda Souza (Mili)

 

SessãoTV – Juntamente com a Aretha Oliveira (Pata) e a Fernanda Souza (Mili), podemos acompanhar pelas redes sociais que vocês sempre fazem questão de mostrar gratidão a essa parte da carreira de vocês com muito carinho. Teremos mais alguma surpresa para os fãs nostálgicos em comemoração aos 20 anos?

Francis: Ah, tomara! Porque estamos todos nesse momento nostálgico, atores e fãs.

 

SessãoTV – As mudanças de temporada eram sempre aguardadas, mas também traziam uma tristeza para quem acompanhava porque era sabido que alguns personagens deixariam a novela. Como era essa situação pra vocês e como foi a sua saída?

Francis: No meu caso foi pelo fato de estar muito grande para o papel. Cresci 13 centímetros e aumentei 2 números de sapato em 1 ano. Eu já não era mais uma chiquitita.

 

SessãoTV – O SBT fez um remake em 2013 de “Chiquititas” que também alcançou uma boa repercussão e audiência. Você chegou a acompanhar? O que achou da Cinthia Cruz que viveu a Cris nessa nova produção?

Francis: Tentei assistir sim. A Cinthia é muito talentosa. Amei a Cris dela. Sinto muito orgulho por dividir uma personagem tão especial com uma atriz tão competente e linda.

 

SessãoTV – Após “Chiquititas” você volta ao Brasil e se dedica ao teatro e à campanhas publicitárias. Como foi para você essa nova mudança e encarar os desafios que vieram?

Francis: Sempre deixei as coisas se encaixarem naturalmente. Faço publicidade desde os 5 anos e minha primeira peça foi aos 10 (antes de chiquititas). Então isso é minha vida! Eu amo!

 

SessãoTV – Tem vontade de retornar às novelas?

Francis: Tenho sim.

 

 

SessãoTV – Algum trabalho vindo por aí para compartilhar com seus fãs e seguidores?

Francis: Estou em cartaz com “As Princesas e o Poeta”. Faço a personagem “Rovena”, minha personagem preferida que interpretei até hoje.

 

SessãoTV – Deixe um recado a seus fãs e também aos de “Chiquititas”

Francis: Obrigada por nos acompanharem por todos esses anos. Sou muito abençoada por todo esse amor. 

 

 

JOGO RÁPIDO

 

Twitter: @francis_helena

Facebook: Francis Helena Cozta

Site oficial: www.francishelenacozta.com

Uma atriz: Tatiana Maslany

Um ator: Wentworth Miller

Chiquititas: Argentina

SBT: Casa

O que falta na TV: Programação para crianças

O que sobra na TV: Sempre há espaço

Com quem gostaria de contracenar: Dona Laura Cardoso

Novela preferida: A Vida da Gente

Cena marcante que fez: Cena em que minha personagem Bianca discute com Thiago (Luccas Papp) na peça “Os Donos do Mundo”

Cena marcante que assistiu: Cena final de A Vida da Gente

Um sonho: Viver de arte pra sempre

Uma lembrança: O dia do meu casamento

Sucesso é: Fazer o que se gosta

Brasil: Melhor lugar do mundo

Eu amo: Atuar e ficar em casa com meu marido e com a Melody (minha cachorrinha)

Eu odeio: Gente grudenta

Uma frase: “Tudo que lhe pertence de fato já é seu, pois está no lugar mais seguro: dentro de você.” (Francis Helena Cozta)

Um livro: ‘Longe é um lugar que não existe’ (Richard Bach)

Seus fãs: Um alimento, uma motivação para eu ser cada vez melhor.

 

 

“SessãoTV” agradece à Francis Helena Cozta e deseja ainda mais sucesso em sua carreira.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: