O especial ‘Doce de Mãe’, que rendeu a Fernanda Montenegro o prêmio de Melhor Atriz na 41ª edição do International Emmy Awards, volta à tela da Globo na Sessão da Tarde desta segunda-feira, dia 2 de dezembro, em homenagem à atriz, e também como um seriado, previsto para estrear em 2014!


As gravações das novas aventuras de dona Picucha se iniciaram neste mês e estão sendo realizadas em Porto Alegre e no Projac, os estúdios da Globo no Rio.

Exibido na programação de fim de ano de dezembro de 2012, o especial ’Doce de Mãe’ conta a história de dona Picucha (Fernanda Montenegro), uma víuva de 85 anos que vive com sua empregada Zaida (Mirna Spritzer) há 27 anos, encara a vida com bom humor e sabe tirar o melhor proveito de todas as dificuldades que enfrenta.

Cercada de suas maiores paixões – cozinhar e ouvir samba – Picucha tenta ajudar a todos que estão a sua volta com a doçura de quem já viveu muito e sabe o que a vida lhe reserva.

 

Dona Picucha (Fernanda Montenegro), Jesus (Daniel de Oliveira), Sílvio (Marco Ricca), Elaine (Louise Cardoso), Fernando (Matheus Nachtergaele) e Susana (Mariana Lima) (Foto: Fábio Rebelo/Globo)

Dona Picucha (Fernanda Montenegro), Jesus (Daniel de Oliveira), Sílvio (Marco Ricca), Elaine (Louise Cardoso), Fernando (Matheus Nachtergaele) e Susana (Mariana Lima) (Foto: Fábio Rebelo/Globo)

 

Com as famosas ‘panquecas flambadas’ ela consegue fazer com que os quatro filhos larguem tudo que estão fazendo para correr até a casa da mãe. E é em um desses encontros, com o prato preferido servido à mesa, que Picucha anuncia para Silvio (Marco Ricca), Elaine (Louise Cardoso), Suzana (Mariana Lima), Fernando (Matheus Nachtergaele), a neta Carolina (Elisa Volpatto) e a nora Florinha (Áurea Baptista), que sua companheira e confidente, Zaida, vai se casar e está de mudança. O que para os filhos é uma preocupação, para Picucha é sinônimo de liberdade.

‘Doce de Mãe’ é uma comédia humanista escrita por Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado e Miguel da Costa Franco especialmente para Fernanda Montenegro. Além de tratar da terceira idade e da relação da família com a velhice, ‘Doce de Mãe’ é uma história de amor entre essa mãe atenciosa e amorosa com seus filhos.  Os filhos tentam ajudá-la com uma nova empregada e até em um rodízio entre eles, mas não percebem que eles acabam sendo ajudados pela Picucha. Com direção de núcleo de Guel Arraes, ’Doce de Mãe’ é uma coprodução da Globo com a Casa de Cinema de Porto Alegre e tem direção de Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado

 

Release Globo