Globo Repórter – O paraíso gelado da Patagônia – Sessão TV.br
14 abr, 2011

Posted by | 1 Comment

Globo Repórter – O paraíso gelado da Patagônia

O programa desta sexta-feira, dia 15/04/11, vai mostrar um dos últimos lugares onde a natureza se mantém em equilíbrio e onde cientistas se arriscam para descobrir os segredos da mudança do clima.

Globo Repórter

Globo Repórter

Nesta sexta-feira (15), o Globo Repórter viaja até a Patagônia, um paraíso gelado. Vamos ao fim do mundo para mostrar um dos últimos lugares onde a natureza se mantém em equilíbrio, com guanacos, emas, pumas. Em um santuário da vida silvestre, encontramos o majestoso flamingo e assistimos a revoadas em branco e preto. Geleiras gigantes guardam a maior reserva de água pura do planeta. Nossos repórteres caminham sobre a montanha de gelo e revelam o que existe debaixo dela.

Nesses labirintos de um azul intenso, cientistas se arriscam para descobrir os segredos da mudança do clima. Navegamos em águas coloridas, atravessar paisagens fascinantes e alcançar as mágicas torres de pedra. Diante das nossas câmeras, blocos gigantes despencam sobre o lago. Subimos uma escalada de tirar o fôlego e, na montanha preservada, uma árvore guarda a história da vida no extremo sul. Frio e chuva surpreendem o verão patagônico e revelam a beleza das cascatas do degelo.

 

Patagônia

A Patagônia é uma região natural no extremo sul do continente americano que abarca a parte sul do Chile e da Argentina, incluindo os chamados Andes patagónicos.

A região do extremo sul do continente americano, conhecida pelo locais como Região de Magalhães, compreende o sul da Argentina e o sul do Chile. A região mais meridional do continente é conhecida como Terra do Fogo (Tierra del Fuego). Nessa região está localizada a cidade mais austral do planeta, Ushuaia, conhecida como “a terra do fim do mundo”.

A Patagônia é uma região marcada pelos ventos que ocorrem em grande parte do ano. Dessa região é que partem as famosas excursões para a Antártica. Além de leões-marinhos, nessa região existe uma grande concentração de pinguins.
Patagônia

Origem do nome

O nome de Patagônia decorre indiretamente do navegador português Fernão de Magalhães, o qual, viajando ao serviço da Espanha, pelas costas desse território, na memorável viagem em que pela primeira vez foi circundada a Terra, denominou patagones aos moradores daquelas paragens. “Patagones” significa homens de patas ou pés grandes. Isso devido aos índios de lá parecerem maiores do que realmente eram em vista do uso de gorros altos e calçados de couro de guanaco. Esse calçado lhes exagerava o tamanho dos pés.

O Globo Repórter vai ao ar amanhã, sexta-feira, dia 15/04. Assista a chamada para o programa aqui:

  1. A MATÉRIA EXIBIDA PELO PROGRAMA DA REDE GLOBO,GLOBO REPORTER FOI FÁNTASTICA AS BELEZAS DA PATAGONIA.FIQUEI FASCINADA.EXCELENTE. ANA MARCIA DE MARANGUAPE-CEARÁ.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: