Logomarca das Olimpíadas do Brasil 2016 é divulgada – Sessão TV.br
3 jan, 2011

Posted by | 2 Comments

Logomarca das Olimpíadas do Brasil 2016 é divulgada

O Comitê Olímpico Brasileiro – COB – divulgou durante o Réveillon no Rio de Janeiro a logo marca símbolo das Olimpíadas no Brasil de 2016, esta é a imagem:

Marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Logo marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016

A comemoração de passagem de ano do Rio de Janeiro é a maior do mundo, reunindo este ano cerca de dois milhões de pessoas. E apesar de tanta gente foi uma comemoração segura e organizada, com apenas 23 furtos registrados, apesar da grande quantidade de pessoas. Este foi o palco perfeito para a apresentação do símbolo que irá representar as Olimpíadas no Rio de Janeiro – Brasil.

Significado e Criação

“A marca traduz, com inspiração, o espírito olímpico e os atletas, o Rio e os cariocas, sua natureza, sentimentos e aspirações. Juntos, diferentes países, atletas e povos se abraçam – um movimento individual e coletivo que, num segundo olhar, revela um dos mais belos cartões postais do Rio, um Pão de Açúcar vibrante, que balança num gingado feito de alegria, união, celebração e amizade.”, descrição da marca segundo o COB.

A criação, que trás as cores da bandeira do Brasil, coube à agência de design carioca Tátil, selecionada entre oito finalistas, depois de um processo de cinco meses, que contou, em seu início, com a participação de 139 agências. Uma comissão julgadora de 12 pessoas selecionou oito agências finalistas: quatro do Rio, duas de São Paulo e duas de Curitiba.

A marcada 3D

Apesar de em Copacabana a marca ter sido apresentada apenas com imagens 2D, ela foi concebida em 3D. Após a cerimônia de lançamento na praia, as autoridades presentes vivenciaram a primeira performance tridimensional da Marca Rio 2016, como uma escultura viva de luz e movimento dentro de uma enorme caixa preta instalada dentro do Hotel Copacabana Palace. A ideia de uma experiência em 3D faz parte do conceito de volumetria, que apresenta a marca como um movimento, um abraço. Animações e vídeos foram desenvolvidos especialmente para proporcionar uma sensação acolhedora.

Acusações de plágio

Mal a logomarca dos Jogos do Rio-2016 foi lançada, uma onda de suspeita de plágio se espalhou pela internet. No dia seguinte ao lançamento, blogs e mensagens no Twitter alertavam para as semelhanças entre a marca olímpica do Rio e a logo da Telluride Foundation, uma instituição filantrópica que leva o nome da cidade americana no Colorado que a abriga. Ainda segundo alguns blogs, a marca da fundação foi inspirada na pintura do francês Henri Matisse, chamada “A dança’’.

Telluride Foundation

Logo marcada da Telluride Foundation

“A dança’’, do francês Henri Matisse

“A dança’’, do francês Henri Matisse

Além destas duas acusações, há também uma suspeita de plágio da logo marca utilizada no carnaval  de Salvador de 2004, cuja imagem é exibida abaixo.

Carnaval Salvador 2004

Segundo a agência, o COB procurou semelhanças com outras marcas durante 6 meses por todo o mundo e nada foi encontrado, sendo esta aprovada com louvor.

Nós da equipe do Sessão TV.br não acreditados que a agência criadora tenha agido de má fé, e nada impede que eles tenham se inspirado em algum lugar, afinal tudo vem de inspiração em algo. Além disso, devido ao grande número de marcas e logo marcas existentes no mundo, é quase impossível que uma marca não tenha pequenas semelhanças com outras já existentes, mesmo que os criadores não tenham se inspirado nelas.

Vídeo de divulgação

Reparem como as cores da bandeira do Brasil, e do logo, são ressaltadas no vídeo.

Vídeo que mostra o processo de criação da agência Tátil:

  1. Bem, eu acho, sim, que a logomarca é muito parecida com a daquela Ong. No entanto, como dizia o Chacrinha, “quem não copia, se estrumbica”. A vida é um eterno copiar de ideias. Mesmo não querendo, as pessoas têm em seu subconciente imagens que viu em algum lugar e não se lembram e aí vem a dita “inspiração”. Deve ter sido algo “involuntário”. O mesmo dizem do nosso Hino Nacional, não é?
  2. É exatamente o que eu quis dizer, não podemos ter controle sobre o nosso inconciente para evitar a completa semelhança com os outros símbolos.
    E se esta marca é semelhante ao quadro e à logo do carnaval de 2004, então o carnaval está errado primeiro e todos copiaram o quadro, e não se pode mais fazer desenhos de pessoas de mãos dadas depois deste quadro. O que é um contrasenso…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: