O Surgimento do Império Global e seu atual desafio – Sessão TV.br
29 dez, 2010

Posted by | 0 Comments

O Surgimento do Império Global e seu atual desafio

O Começo

O conjunto de ideologias e práticas que orientam as operações da Rede Globo de Televisão, conhecido como Padrão Globo de Qualidade foram, sem dúvidas, o grande responsável pela construção do Império Global.

O acordo criado na década de 60 com a norte-americana Time-Life, importou know-how e milhões em investimento, que impulsionaram rapidamente o negócio da Globo em todo o Brasil. Vale ressaltar, que a TV Tupi, maior TV da época, tinha sido construída com algo em torno de apenas 300 mil dolares.

Este Padrão Globo de Qualidade, apesar de ser apontado como um dos motivos da saída de Sílvio Santos da Globo, ainda na década de 70, também foi o responsável pelos investimentos em esportes, jornalismo, novelas e filmes, que solidificaram o Império Global.

No governo militar, apesar de sofrer censura, a Rede Globo sempre evitou conflitos com o governo, minimizando por exemplo, a repercussão do ato público da “Diretas Já” em 1984, o que ocasionou o grito “O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo…”

Com uma programação de qualidade focada na fidelização do espectador, a teledramaturgia da Globo incentivava a audiência diária da população e, em 1970, com a novela “Irmãos Coragem”, atraiu inclusive forte público masculino, consolidando a cultura – quase dependente – dos brasileiros à teledramaturgia.

O ápice

O Império Global atingiu audiências tão altas na década de 80 e 90, que a transformaram praticamente em um monopólio, quando os brasileiros praticamente só viravam de canal para assistir programa Sílvio Santos ou algumas novelas (Pantanal, Ana Raio e Zé Trovão, entre outras) da extinta Manchete, de Adolfo Bloch.

O desafiante do Império prepara a investida final

Eis que em 1990 Edir Macedo, Bispo da Igreja Universal compra a Record de Sílvio Santos.

Tendo como grande agente financiador a própria Igreja Universal, a Rede Record foca nos mesmos pilares que o Império Global (jornalismo, esportes, filmes e teledramaturgia), contrata ex-profissionais globais com generosos salários, investe e reestrutura a rede, que desde de 2000 deslanchou um bem sucedido projeto, que a tornaram a segunda maior rede de televisão do país.

Com largos investimentos na sua fábrica de novelas, criação de um canal de notícias aberto 24h e compra dos direitos de transmissão de eventos esportivos gigantescos, como as Olimpíadas, a Rede Record promete se tornar a maior emissora de TV aberta do país!

Observe a evolução da audiência das emissoras Globo, SBT e Record no gráfico a baixo.

A Globo, que já deteve 28,6 de média em 94, fechou 2009 com 16,8, uma queda de aproximadamente 40% na sua audiência.

A Record que tinha apenas 1,4 pontos em 1993, atingiu 7,1 pontos em 2009, ou seja, praticamente quintuplicou sua audiência. Já o SBT perdeu 2,9 pontos de 1991 a 2009, segundo o IBOPE.

Resta saber, se assim como no episódio V de Star Wars, o Império também contra-atacará para manter sua tradicional hegemonia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: