SBT Repórter: Especial sobre Teleton celebra os 60 anos da AACD – Sessão TV.br
24 out, 2010

Posted by | 3 Comments

SBT Repórter: Especial sobre Teleton celebra os 60 anos da AACD

SBT Repórter

O SBT Repórter desta segunda, dia 25/10/10, é um especial sobre o Teleton. O jornalístico conta a história de quem supera limites e a de quem se dedica a melhorar a condição humana de brasileiros especiais.Teleton

Um dos símbolos dessa corrente do bem, Fernandinho vira repórter por um dia. Na Amazônia, a terapia com os botos. Inédito, o programa, com reportagem de Gilberto Smaniotto, acompanha ainda a emocionante surpresa do garoto propaganda da AACD.

Fernandinho

Fernandinho

Bototerapia

Por Liège Albuquerque

A delicadeza das crianças ao entrar na água é logo quebrada pela algazarra dos brincalhões botos cor-de-rosa ou vermelho (Inia geoffrensis). O primeiro contato é de espanto, algumas crianças choram e riem ao mesmo tempo. O relaxamento vem depois, como se aquele roçar dos corpos lisos dos botos oferecesse um toque de magia nos meninos e meninas portadores de necessidades especiais ou de doenças, como câncer. É a bototerapia, uma iniciativa inédita feita em Manaus há três anos por um fisioterapeuta que tem uma certeza: quem participa a primeira vez não quer parar mais.

A terapia com o golfinho de rio em seu hábitat natural tem o aval de um veterinário especialista em animais amazônicos, Anselmo Da’Fonseca, de uma bióloga especialista em botos, Vera da Silva, ambos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Participa também uma médica hematologista do Instituto de Hematoterapia do Amazonas (Hemoan), Socorro Sampaio, que acompanha mensalmente à bototerapia pelo menos dez crianças em tratamento de graves problemas, como leucemia.

No atendimento gratuito, também há crianças especiais, com síndrome de Down, hidrocefalia ou má formação genética, encaminhadas por instituições de Manaus. A iniciativa foi apresentada há três anos para esses profissionais pelo fisioterapeuta Igor Simões, que passou seis meses nadando todos os fins de semana com os botos para estimular a interação deles com humanos. Conseguiu a parceria do hotel de selva Ariaú, que uma vez por mês banca a viagem de mais de uma hora até o local onde vivem os botos, além das refeições do grupo.

O SBT Repórter vai ao ar nesta segunda, dia 25 de outubro, às 23h25, no SBT

  1. olá,
    tudo bom preciso de ajuda da aacd, tenho uma filha que era perfeita até 1 ano e seis meses, qdo, teve que fazer um transplante de figado e após cinco dias houve um AVC ISQUEMICO, que deixou toda parte motora comprometida, mas isso não faz eu desistir, pós esta evoluindo gradativamente, preciso do apoio e ajuda, pós tenho boas informações da aacd.

    Me ajudem nessa batalha.

    Clemilda
    (98)3225-0525
    (98)8728-0386

  2. Ola… nosso site não está diretamente ligado a AACD mas podemos tentar algum contato através do twitter.

    Não podemos prometer nada, mas se tiver alguma resposta teremos o prazer em ajudar!

  3. FERNANDINHO VC E UM EXEMPLO DE SER HUMANO , COM TODA ESTA ALEGRIA, E ESTE JEITO MEIGO E CARINHOSO DE PASSAR PARA NOS O QUANTO VC E ESPECIAL. TE AMO E SOU SEU FÃ. QUE DEUS ESTEJA SEMPRE COM VOCE.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention SBT Repórter: Especial sobre Teleton celebra os 60 anos da AACD | Sessão TV.br -- Topsy.com - [...] This post was mentioned on Twitter by Douglas Henrique and Diego Silva, Diego Silva. Diego Silva said: SBT Repórter:…
  2. finance - finance SBT Repórter: Especial sobre Teleton celebra os 60 anos da AACD

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: