SBT Repórter: Mistérios do Coração – Sessão TV.br
11 out, 2010

Posted by | 1 Comment

SBT Repórter: Mistérios do Coração

SBT Repórter - Coração

O SBT Repórter de hoje (11/10/10), marca a estreia de Goulart de Andrade no programa com uma reportagem sobre os mistérios do coração.

O programa irá mostrar o limite entre a vida e a morte na hora de um transplante e a recuperação de um cardiopata (pessoa com alguma doença do coração).

Transplante de coração

O primeiro transplante de coração, cirurgia na qual o coração de uma pessoa é trocado com o de outra, foi feito pelo Dr. Christiaan Barnard, um cirurgião sul-africano, em 3 de dezembro de 1967, na Cidade do Cabo. A sala de cirurgia hoje é reproduzida em detalhes em um museu da cidade.

Para que o transplante seja possível, o doador não pode ter morrido por algum dano que comprometa o coração (morte cerebral). Além disso o doador deve ter o coração saudável (isto é avaliado após a retirada do coração) e o coração só pode ficar alguma horas fora do corpo.

Existem duas maneiras de realizar o transplante de coração. Na primeira o coração ruim é totalmente removido e o paciente sobrevive por algum tempo sem coração, somente com a ajuda de aparelhos enquanto o novo coração é transplantado. No segundo procedimento, mais raro, o novo coração é ligado em conjunto com o coração atual do paciente, deixando-o com dois corações. Este procedimento é indicado quanto o coração do doador não é completamente saudável ou o doador tinha um porte físico muito menor que o do receptor, com esta cirurgia, em caso de rejeição, basta remover o coração transplantado.

Após a cirurgia, os transplantados devem sempre tomar medicamentos imunossupressores para diminuir as chances ou sintomas de rejeição.

Transplante de coração

Prevenção de ataques cardíacos

Ainda no programa de 11 de outubro de 2010, você irá descobrir como os primeiros socorros são importantes para salvar uma vida na ocorrênciado de um ataque cardíaco. Além disso, Goulart irá mostrar o que fazer para se prevenir da doença que mata três pessoas por minuto no Brasil.

Entre as principaias maneiras de prevenção estão a boa alimentação, evitando alimentos gurdurosos e de alto teor de coleasterol. Além disso, atividades físicas são sempre aliadas na prevenção de doenças.

Gordura abdominal

No país do futebol, a atração fala também sobre o coração do torcedor e os perigos da barriguinha saliente.

A Gordura Abdominal é reconhecida por 58% dos médicos como fator de risco significativo para doença cardíaca. No entanto, 45% reportaram nunca ter medido circunferência da cintura de seus pacientes.

59% dos pacientes sob risco de doença cardíaca dizem que nunca foram informados por seus médicos sobre a relação entre gordura abdominal e aumento no risco de desenvolver doenças cardíacas.

Atualmente, parece que a maioria da população está mais focada no peso do que no excesso de gordura abdominal: no Brasil, 66% dos entrevistados controlam seu peso por meio de balança, comparados aos 6% que calculam seu IMC e a 1% que mede a circunferência abdominal.

Em média, 46% das pessoas que passaram nos serviços de atendimento médico primário no Brasil estão acima do peso ou obesas, contra 54% registradas no México e uma média de 38% nos países europeus.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Homepage - ... [Trackback]... [...] There you will find 1876 more Infos: sessao.tv.br/2010/10/11/sbt-reporter-misterios-do-coracao/ [...]...

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: